segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA ALCACHOFRA


Olá.

Vamos conhecer os benefícios da alcachofra?

Alcachofra, de nome científico Cynara scolymus, é uma planta medicinal que serve para complementar diversos tratamentos, tais como: baixar o colesterol; combater a anemia; regular os níveis de açúcar no sangue e combater os gases, e também auxilia no processo de emagrecimento. Ela é originária de países do mar mediterrâneo, como a Grécia.


Propriedades e Benefícios da Alcachofra

A alcachofra é antiesclerótica, depurativa do sangue, digestiva, diurética, laxante, anti-reumática, hipotensora, é boa para baixar a febre, desintoxicante, afrodisíaca, redutora do colesterol e glicemia, tônica e protetora do fígado.

A alcachofra é muito nutritiva contendo grandes quantidades de vitamina A, vitamina B, vitamina B5, vitamina C, cobre, cálcio, enxofre, iodo, ferro, fósforo, zinco, potássio, sódio e manganês.

O emagrecimento deve-se ao principal constituinte amargo das folhas, a cinaropicrina, à cinarina e ao ácido clorogênico que auxiliam na digestão de alimentos gordurosos, redução do colesterol e regulação da glicemia, por promover o aumento da secreção biliar e gástrica. Assim, há prevenção dos cálculos biliares, diminuição do desconforto gástrico e abdominal, alívio dos sintomas de má digestão, diminuição de náuseas e sensação estufamento no abdômen.
Outros princípios ativos são componentes flavônicos glicosídeos (cinarosídeo) que lhe conferem atividade antioxidante, cinarina (que possui atividade hipoglicemiante, ao reduzir níveis de açúcar do sangue), Pró Vitamina A (precursora da vitamina A, responsável por combater os radicais livres, e favorecer a visão noturna), e coenzimas que estão relacionadas com o controle da lipólise, "quebrando a gordura" do organismo.



A Alcachofra possui alto teor de fibras alimentares que favorecem movimentos peristálticos, consequente eliminação das fezes e à torna um redutor de riscos do desenvolvimento do câncer de cólon e intestino.
Sua ação diurética deve-se à alta concentração de potássio que suas folhas possuem,  responsável pelo equilíbrio eletrolítico do organismo, auxiliando na eliminação do excesso de água. Evita afecções urinárias, devido à inulina e outros ácidos.

A alcachofra pode ser consumida in natura, em forma de salada crua ou cozida, porém, por ter colheita sazonal, pode-se optar por consumir a alcachofra não apenas em sua forma natural, mas também seu extrato, que pode ser encontrado em cápsulas e folhas desidratadas. 



As cápsulas ou o chá da alcachofra devem ser consumidos antes ou depois das principais refeições do dia,  para auxiliar na digestão dos alimentos e promover saciedade.

Se consumir em forma de chá, faça a seguinte receita:
Ferva 700 ml de água, desligue o fogo, acrescente 2 colheres (sopa) de folhas desidratadas de alcachofra, tampe, deixe repousar por 5 a 10 minutos e coe. Guarde na geladeira e tome 1 xícara antes ou depois das principais refeições. Essa receita rende 3 xícaras.


Contraindicações da Alcachofra
Indivíduos com obstrução do ducto biliar, durante a gravidez e amamentação.
Em algumas pessoas, a alcachofra pode causar alguns efeitos secundários, tais como gases intestinais e reações alérgicas. As pessoas com maior risco de reações alérgicas são aquelas que são alérgicas a plantas, como margaridas, girassóis e outras plantas semelhantes.


Este post, é apenas informativo. Consulte sempre seu médico nutricionista ou endocrinologista.






Fonte: Livro Plantas Medicinais




4 comentários:

  1. Que delícia de post!
    Eu ve-ne-ro alcachofra!! Pena que além de ser difícil de achar por aqui, ainda é cara! :(
    bjooo Pati!!
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Erika!
    Aqui tbm é difícil de achar, mais acredito que seja mais pelo fato dela ter um período de colheita curto, e realmente ela é bem carinha.
    Moro à 50 minutos de São Roque, lá tem a festa da alcachofra, pretendo ir...comer pastel de alcachofra...hehe...rsrs...
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ter conhecido as propriedades,benefícios da alcachofra,vitaminas,minerais,e o tanto de males que ela pode reduzir e prevenir com o uso,sempre via ela em hipermercados mas nunca dei atenção porque o modo de fazer nas receitas de culinária achava muito difícil o preparo então nunca me atrevi em compra-la,agora sabendo que vai bem para fazer chás ficou fácil,não gosto de capsulas acho que demoram a dar os resultados esperados e sempre se tomam muitos em uma dose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!
      Ótima essa alcachofra, né??
      Mais não tem segredo na preparação dela, olha aqui uma receita super simples...http://www.tudogostoso.com.br/receita/120716-alcachofra-facil.html.
      Realmente, em cápsulas sempre demora um pouco mais mesmo, porque na manipulação ela acaba perdendo um pouco de suas propriedades. Mais ainda assim é uma boa opção para quem não consegue achar a alcachofra in natura, ou para quem não gosta do sabor, enfim...
      Faça essa receita e depois me conta, tá??
      Beijão!

      Excluir